quinta-feira, 28 de maio de 2009

O uso do Blog na educação

Sou professor interessado em pesquisar a aplicação do blog na pratica educativa nas escolas do Rio Grande do Sul. Entendo que através do blog temos uma maneira diferente de interação e integração social e cultural, pois nos abre a possibilidade de divulgar nossos pensamentos, nossos projetos de maneira interativa. É uma ferramenta do mundo virtual que permite aos usuários colocar conteúdo na rede e interagir com outros internautas.
Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Os professores acompanham e orientam as pesquisas. Instrumento com potencial pedagógico surpreendente: Produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos - tudo é possível por meio do blog. A própria linguagem dos blogs, que permite a socialização por meio de comentários, faz com que os estudantes se sintam motivados a inovar com mais liberdade que nos meios tradicionais. Não podemos mais restringir e menosprezar o potencial do aluno, que já está tão acostumado com aquela caneta vermelha rabiscando o texto, sem alcançar uma efetiva aprendizagem.
O interessante do blog é que o estudante se manifesta sem restrições, interagindo com outros alunos e professores. Como, salienta Suzana Gutierrez: "Para que as possibilidades como colaboração, co-autoria, autonomia, expressão pessoal, sejam plenamente satisfeitas, é importante que a proposta do blog permita isso". Não adianta criar um blog no qual os comentários sejam moderados ou que exijam senhas para acesso ao conteúdo. "Senão, é como se fosse um caderno digital de uma proposta de ensino convencional".Com tantas possibilidades pedagógicas, não dá para ignorar o quanto os blogs podem contribuir positivamente no processo ensino-aprendizagem e aumentar a comunicação dos educadores e alunos. Algumas orientação pedagógicas quanto ao uso dos blogs:
  • Capriche na proposta da atividade. Ela deverá ser bastante atraente, para que os alunos se sintam motivados a pesquisar e publicar.
  • Trata-se de um blog colaborativo (todos os alunos participam), individual ou em grupos?
  • Veja também se irá avaliá-los pelo blog e avise quais critérios serão observados.
  • Publique textos complementares, dicas de links, imagens e notícias relacionadas ao assunto com freqüência, para movimentar os debates no blog.
  • Estimule a criatividade de seus alunos, permitindo que se manifestem sem muitas restrições.
  • Aproveite o espaço virtual para ampliar debates que ficaram de fora na sala de aula.

Mas lembre-se: o mais importante para o sucesso da empreitada é que alunos e professores se sintam à vontade com o novo recurso à disposição.

Um comentário:

  1. Boas dicas. Os blogs também podem ser usados como livros didáticos, onde o professor pode organizar seu próprio conteúdo. Claro que há muitas outras possibilidades. Algumas de minhas turmas estão criando seus próprios blogs, eles se envolvem pois tem recursos que superam em muito o quadro e o caderno, como imagens, vídeos, som, etc. O importante é estimular a criatividade e autonomia.

    ResponderExcluir